Sabe daquelas viagens que você não programa e acaba dando tudo certo? Então, assim foi minha ida ao vizinho país Uruguai. Me surpreendeu da forma mais positiva possível. Vou falar primeiramente de Punta del Esto, lugar que escolhemos para passar o Réveillon, eu e meu esposo.
Punta del Este é o mais badalado dos balneários do Uruguai. No verão, é invadido por argentinos e, ultimamente, também por brasileiros (além dos gaúchos, que já freqüentam o lugar há décadas). Fica a 120 km de Montevidéu, por estrada duplicada.
O nome significa “Ponta do Leste” e descreve a situação exata do lugar: na extremidade oriental do Uruguai. A pontinha da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico (o mar aberto) e o Rio da Prata (a baía).
Linda e banhada pelo sol, Punta não pára. A melhor época, a mais badala e animada é do natal á fevereiro justamente por causa do verão com altas temperaturas onde os dias são mais extensos e só anoitece ás 21 horas. As festas duram desde o entardecer na praia e seguem madrugada afora nos clubes.
Fiz um top 6 do que pude viver por lá. E já adianto, pretendo voltar! A vibe é maravilhosa.
1. Los Dedos
Parada obrigatória de quem vai a Punta. Essa é aquela foto que confirma sua ida, rsrsrsrs. A mão que sai da areia na Parada 1 da Praia Brava foi levantada ali em fevereiro de 1982, quando o artista plástico chileno Mario Irrazábal chegou a nosso país convidado pela prefeitura de Maldonado. Esse ano foi o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. Virou o símbolo de Punta del Este e para os uruguaios siginifica o surgimento da vida, um recomeço.
2. Calle 27. Rua 27
As ruas em Punta são chamadas por números. La Calle 27 foi a nossa escolhida para passar a temporada de Réveillon por lá. Nosso hotel( Florinda) estava nessa rua que tinha de tudo um pouco, cafés, bares, foodtrucks etc. Muito charmosa e movimentada. Queríamos uma hospedagem perto de tudo, nossa proposta era curtir e badalar. Minha escolha mais que preferida nessa rua foi a creparia Crepas! Hummmm só de lembrar me dá água na boca. Mas se quiséssemos tomar um drink , era só descer mais um pouco que barzinhos não nos faltávamos. Nessa mesma rua Sushi e um bistrô muito charmoso com comida deliciosa e preço justo de nome “Fish and Ships“.
3. Casapueblo
Posso sentir o cheiro dessa casa ao fechar os olhos. Com energia e beleza indiscutível Casapueblo é um passeio que deve estar no roteiro de quem vai a Punta. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada “escultura para habitar”. Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos. De arrepiar e emocionar.
4.Rambla do Porto
Boa pedida é passear pela Rambla do Porto, com vista para a Baía do Rio da Prata. Por lá sempre um por do sol incrível. No restaurante Guappa de comida contemporânea contemplamos a paisagem com um gostoso Clericot, bebida típica do Verão de lá.
Também vimos a queima de fogos durante a virada ao lado de muitos turistas, brasileiros, argentinos e uruguaios, todos no meio da rua a gritar Feliz Ano Novo.
5.Conrad
Conrad é um clássico em Punta. Apesar de sua imponência, dá sim para curtir por lá! Além de hotel ele também é um Cassino e recém inaugurou o seu Night Club OVO. Amamos a noitada pra lá de divertida e animada!
6. Bikini Beach
Sim, fomos á praia Brava e praia Mansa, mas nada se compara a Bikini Beach. Não tivemos tempo de ir a José Ignacio que também é bastante elogiada apesar de um pouco mais distante. Bikini Beach é a praia do agito e da galera bonita. O som e o sol rolam soltos regados a drinks, vinho branco e clericot.
Últimas dicas:
1. nunca acorde cedo em Punta, na verdade escolha amanhecer o dia em alguma balada. As coisas só funcionam a partir das 11 da manhã.
2. Priorize alugar um carro. Os táxis são caros e de difícil acesso. É bem melhor alugar um carro por lá.
3. O verão é quente, mas não deixe de levar um casaquinho… ainda mais se você quer curtir as baladas até tarde… dá uma esfriada a noite então previna-se.
4. e Sim, Punta é um lugar relativamente caro. Mas dá para se virar controlando a grana e com programação. Então vou revelar o meu segredo para não gastar muito: planejamento de gasto por dia. Saio com o valor estipulado de gasto por dia e assim nada saiu do nosso orçamento.
Espero que tenham gostado das dicas. Enjoy Punta!